PDF O alufá rufino
O alufá rufino
(PDF) O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no
O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no A tlân tico negro (1822 1853) te dos malês na Bahia, ironicamente, Rufino alcançaria sua alforria pagando a quantia de 600 mil réis.
O alufá Rufino panhia das Letras
o termo malê usado no Brasil. Rufino afirmou ter começado a aprender o árabe, a língua do Islã, em Oyó, e que seu próprio pai seria alufá, “uma espécie de padre e mestre de escola, que além do ensino de preceitos religiosos exerce outros misteres”, segundo a justa definição do autor anônimo publicado pelo Jornal do
O ALUFÁ RUFINO Grupo panhia das Letras
A vida de Rufino foi plena de aventuras e desventuras. Após conseguir sua alforria, tornou se cozinheiro assalariado de navios negreiros e, na maturidade, no Recife, alcançou o posto de alufá, guia espiritual da comunidade de negros muçulmanos.
O Alufá Rufino PDF Skoob
PDF O ALUFÁ RUFINO . Este livro, escrito a seis mãos por especialistas na história da escravidão no Brasil, reconstitui a movimentada biografia de Rufino José Maria e faz uma abrangente análise do contexto histórico do Brasil e da África no século XIX.
O Alufá Rufino (pdf) | por Flavio Dos Santos Gomes, Marcus
Este livro, escrito a seis mãos por especialistas na história da escravidão no Brasil, reconstitui a movimentada biografia de Rufino José Maria e faz uma abrangente análise do contexto histórico do Brasil e da África no século XIX. Nascido no antigo reino africano de Oyó, escravizado na adolescência por um grupo étnico rival, adquirido por traficantes brasileiros e levado para ...
0 Response to "PDF O alufá rufino"
Post a Comment